by profricagoncalves, 12/3/2024 9:25 AMA criação de materiais de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) é uma prática essencial para promover a inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência, especialmente aquelas com dificuldades de fala e linguagem. No entanto, muitos professores, profissionais da saúde e profissionais da educação especial enfrentam barreiras significativas nesse processo. Essas dificuldades incluem a falta de recursos financeiros, limitações de tempo, carência de capacitação técnica e dúvidas sobre a escolha dos sistemas e abordagens mais eficazes para atender às necessidades dos alunos.
Uma solução que se destaca nesse contexto é o uso combinado do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), do modelo TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças Autistas e com Déficits relacionados à Comunicação) e do software Boardmaker. Essas ferramentas oferecem uma base estruturada e eficaz para desenvolver materiais adaptados às especificidades de cada aluno.
O PECS é amplamente utilizado por seu foco em ensinar habilidades de comunicação funcional. Ele se baseia na troca de figuras, ajudando o aluno a expressar desejos e necessidades de forma concreta. Sua estrutura clara e progressiva permite que os profissionais adaptem o sistema ao nível de compreensão e habilidade motora do aluno, sendo um recurso poderoso para alunos não verbais ou com limitações na linguagem oral.
Já o TEACCH, com sua abordagem estruturada e visual, complementa o PECS ao organizar o ambiente e as atividades de forma que os alunos compreendam melhor o que se espera deles. Essa metodologia valoriza o uso de pistas visuais e a previsibilidade, elementos que ajudam os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a navegar no ambiente educacional e participar de atividades de forma mais independente.
O Boardmaker surge como uma ferramenta essencial para a produção desses materiais. Esse software é amplamente reconhecido por sua interface intuitiva, que facilita a criação de recursos visuais personalizados, como cartões de comunicação, tabelas de rotina, cronogramas e materiais de apoio para CAA. Com um vasto banco de símbolos acessíveis e a possibilidade de personalização, o Boardmaker permite aos professores adaptar os materiais às necessidades específicas de cada aluno, otimizando a comunicação e a organização das atividades. Sua funcionalidade simples e prática é especialmente valiosa para educadores com pouco tempo para desenvolver materiais e que necessitam de soluções eficientes e de alta qualidade.
Apesar dessas ferramentas serem aliadas poderosas, sua aplicação ainda apresenta desafios. Muitos profissionais relatam dificuldades em adaptar os materiais de PECS, TEACCH e Boardmaker à rotina escolar, especialmente em contextos com poucos recursos ou alta demanda de alunos. Além disso, a necessidade de personalizar os materiais para atender às particularidades de cada aluno requer criatividade, tempo e, muitas vezes, apoio técnico especializado.
Portanto, ao refletirmos sobre esses desafios, é fundamental criar espaços de troca de experiências entre profissionais. Quais estratégias têm funcionado em suas práticas? Quais recursos podem ser compartilhados ou criados em colaboração? De que forma as escolas e instituições podem apoiar os professores para que esses métodos e ferramentas sejam implementados de maneira eficaz?
Convido todos a partilharem suas experiências e sugestões, para que possamos enriquecer nossas práticas pedagógicas e, juntos, promover uma educação mais inclusiva e significativa para nossos alunos.
Professor Ricardo Gonçalves
Apae de Pouso Redondo SC
instagram: prof.ricardogoncalves